OFICINA DE TEXTO
Editora Vozes Ltda.

Carlos Alberto Faraco & Cristovão Tezza

Destinada aos estudantes que necessitam aprimorar o domínio da escrita, tanto do ensino médio como dos primeiros anos dos cursos universitários, esta Oficina de texto repassa didaticamente todos os pontos básicos da prática de redação, tomando como referência os problemas concretos que o(a) professor(a) encontra na sala de aula. Partindo do princípio de que boa parte dos problemas de texto decorrem da contaminação da gramática da oralidade, em sua grande variedade de registros, na gramática da língua padrão escrita, a Oficina apresenta aos estudantes as distinções fundamentais entre a oralidade e a escrita.

Com relação ao domínio do texto, a Oficina trabalha as noções de unidade estrutural e unidade temática; a distinção fundamental entre informação e opinião; a noção de parágrafo; o emprego dos relatores que dão seqüência ao texto e costuram suas partes; os diferentes tipos de texto a partir de diferentes intenções, temas e destinatários, com um grande número de exemplos para leitura e prática. Em cada um desses tópicos, faz-se o paralelo com a oralidade, que o estudante já domina com naturalidade, ressaltando as diferenças técnicas entre um e outro uso da linguagem.

Boa parte da Oficina trabalha exclusivamente com aspectos técnicos do texto escrito em língua padrão: a noção de sujeito e de predicado e sua relevância na organização da sentença; a importância dos sinais de pontuação no texto escrito, como substitutos convencionais da riqueza entonacional da língua falada; as relações lógicas que se estabelecem em todo texto escrito e o emprego apropriado de relatores, dos esquemas básicos argumentativos até as nuanças retóricas. Em todos os casos propõe-se um grande número de exercícios.

Cada capítulo conta ainda com uma seção de tópicos gramaticais, repassando os problemas mais comuns dos estudantes nessa área, do uso de verbos impessoais ao emprego do acento grave nas ocorrências de crase, da colocação de pronomes átonos, sempre problemática na escrita brasileira, ao emprego adequado de formas pouco usadas na oralidade mas de uso consistente na escrita. Discutem-se igualmente o uso de estrangeirismos e as dificuldades de regência. A perspectiva, como em todo o livro, é sempre a de provocar no estudante, junto com a prática de texto, a reflexão sobre os fenômenos lingüísticos, a consciência de sua diversidade, a partir da separação básica entre a fala e a escrita que percorre toda a nossa atividade escolar, e não a simples repetição mecânica de regras.

Finalmente, na seção denominada "Leitura livre", apresentam-se crônicas e poemas, abrindo à Oficina e sua prática também a dimensão do uso literário da linguagem.
Escrita pelos mesmos autores de "Prática de Texto para estudantes universitários", também publicado pela editora Vozes, esta Oficina de Texto é um atualizado manual de redação, organizado com grande clareza didática e redigido em linguagem acessível e bem-humorada.

Os autores

CARLOS ALBERTO FARACO é mestre em Lingüística pela Unicamp e Doutor em Lingüística pela Salford University, Inglaterra. Foi professor de português no Ensino Médio em Curitiba, professor do Departamento de Lingüística e Reitor da Universidade Federal do Paraná. Além de livros didáticos escritos com David Mandryk e Cristovão Tezza, é autor de Lingüística histórica (Ática) e Escrita e alfabetização (Contexto). Publicou também vários estudos sobre o pensador russo Mikhail Bakhtin, sendo o mais recente Linguagem & Diálogo: as idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin (Criar Edições).

CRISTOVÃO TEZZA é escritor, autor dos romances Breve espaço entre cor e sombra, Ensaio da paixão, Juliano Pavollini, Trapo e Uma noite em Curitiba (Rocco), entre outros. Doutor em Literatura Brasileira (USP), e professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná, há vários anos trabalha com prática de texto nos cursos de Letras e de Comunicação Social. Na área acadêmica, é autor de Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo (Rocco).

OFICINA DE TEXTO

Esta Oficina de Texto se destina a todos os estudantes de ensino médio ou dos primeiros anos dos cursos universitários interessados em reforçar e aprimorar o domínio da redação. Com clareza didática e linguagem acessível, o livro propõe em cada tópico um bom número de exercícios e práticas de texto para a sala de aula, repassando os pontos mais problemáticos de redação dos estudantes:

- Variedade lingüística: a língua padrão no universo das linguagens
- Texto escrito: unidade estrutural e unidade temática
- Noção de parágrafo
- Informação e opinião no texto escrito
- Relações lógicas: o texto argumentativo e suas marcas
- Aspectos técnicos do texto: sujeito e predicado, emprego dos sinais de pontuação, verbos irregulares, ocorrências de crase, infinitivo flexionado, uso de estrangeirismos, problemas de concordância e de regência, emprego de relatores.



voltar